sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Poemas para a vida.

LXXIX

De noite, amada, amarra teu coração ao meu
e que eles no sonho derrotem as trevas
como um duplo tambor combatendo no bosque
contra o espesso muro das folhas molhadas.

Noturna travessia, brasa negra do sonho,
interceptando o fio das uvas terrestres
com a pontualidade de um trem descabelado
que a sombra e pedras firas sem cessar arrastasse.

Por isso, amor, amarra-me ao movimento puro,
à tenacidade que em teu peito bate
com as asas de um cisne submergido,

para que à perguntas estreladas do céu
responda nosso sonho com uma só chave,
com uma só porta fechada pela sombra.

Pablo Neruda.


Resposta a Vinícius

Poeta sou; pai, pouco;irmão, mais.
Lúcido, sim; eleito, não.
E bem trsite de tantos ais
que me enchem a imaginação.

Com que sonho? Não sei bem não.
Talvez com me bastar feliz
- Ah, feliz como jamais fui!-,
arrancando do coração
- arrancando pela raíz-
este anseio infinito e vão
de possuir o que me possui.

Manuel Bandeira



Céu

A criança olha
para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.

Não sente a criança
que o céu é ilusão:
crê que não o alcança
quando o tem na mão.

Manuel Bandeira

5 comentários:

Anônimo disse...

Me sinto até constrangido de dizer alguma coisa que não seja um sorriso sobre isso daí. ;))

prussiana disse...

Todos lindos! Me encarnei na criancinha do céu nas mãos. ^^

asadebaratatorta disse...

né? às vezes a vida é bem assim... ;D

Anônimo disse...

1. Não posso ler essas coisas... =~
2. Manuel é fodah!!!
3. Coisa meiga que me faz persistir.

;*~

Anônimo disse...

Ai ai ai ai.... "quem inventou o amor,me explica for favor..." =)
Amor de mãe, de pai, de amigo, de namorado, de amante; amor platônico, correspondido, amor de infância, amor que nunca acabou, amor que um dia vai começar....
Ai, o amor! Demorei, mas tô aqui Rapha!=)Não preciso nem dizer que amei os poemas né? ;)
"Naanu"