segunda-feira, 21 de abril de 2008

Innuendo

http://www.youtube.com/watch?v=cpys1c3jCNs (outro link pq a porra do vídeo saiu do ar. ¬¬ )


Passando o fim de semana aqui em garanhuns, principalmente na noite do show de biquini cavadão, algumas coisas engraçadas/perturbadoras aconteceram comigo. Aqui segue um relato, antecedido por uma das melhores músicas do Queen.]


A garrafa de vinho embaixo do braço, as pessoas ao redor pulando, gritando... Ao longe, no palco, uma banda de rock antiga se apresenta. Tocam uma música sobre justiça, sobre esquecimento, a la minha coluna direita do blog, um dos últimos textos. Falavam de justiça social; enfatizavam o caso da menina Isabella, dizendo que se o povo conseguia reagir a isso, ainda seria possível que se protestasse por um Estado melhor, e coisa e tal. A galera vibrou, como geralmente se faz ao término de um grande discurso. E só.

As bandas passaram, as pessoas cantaram, pularam, e eu não conseguia "chacoalhar". Impressionante. Pequenas confusões e brigas acontecendo, e o maldito estereótipo era sempre o mesmo: pessoas que nós, "classe média", chamaríamos de marginais unicamente por seus trajes e andares. A banda parecia mesmo animar o público. Eu balançava a cabeça e sorria, como se estivesse me divertindo. A garrafa de vinho(ótimo vinho, por sinal) estava seca. Meus olhos sequer brilhavam. Estava muito feliz em ver meu pai. De resto, estava numa multidão de estranhos.

Momentos antes disso, sentado à mesa com algumas mulheres e meu pai, algo chamou minha antenção: meu pai e uma mulher, que já aparentava seus 40 anos, conversavam sobre questões sociológicas referentes ao crescente ingresso da mulher no mercado de trabalho. Papo russo até pro estudante de sociologia aqui. Meu pai, de um lado, defendia que a crescente profissionalização da mulher acabou tirando-a do lar e da educação moral aos filhos, que a escola não supria isso e que era difícil homens terem essa preocupação com seus filhos. A mulher defendia que era mesmo o espelho moral para suas crianças; que trabalhava e cuidava deles e que simplesmente dava conta de tudo por que as mulheres são melhores que os homens em tudo que fazem; elas conseguem muito facilmente dividir as coisas: cuidar da educação dos filhos e sustentar a casa. Interessantes os pontos de vista; principalmente a forma eloqüente com que eram defendidos. Eu tinha sono. Por meu pai, tudo bem. Ele tava até colocando pontos interessantes e defendendo a importância da mulher, sem nem mesmo criticar a mulher. Mas a outra o tempo todo queria colocar a superioridade da mulher em questão.

Eis que tentaram me incluir no jogo: afinal, um estudante de sociologia deve ter uma boa opinião sobre isso, né, pai? Relutante, pedi para deixarem o assunto pra lá, enquanto a mulher começava a me irritar com a retórica pseudo-feminista de sempre. Minha paciência se esgotou e eu resolvi falar. Sabia que ia me arrepender e que depois do que eu ia dizer, tudo iria virar discurso e ser relativo, e que "cada um é cada um", enfim. Tudo isso que se fala quando não se quer ouvir o que uma pessoa tem a dizer. Fico preocupado com isso. Com esse papo de que as mulheres estão revolucionando e bla bla bla. A mulher em questão pintava o cabelo de loiro, usava roupas bem ao estilo da moda contemporânea; ostentava. Malhava. Tudo bem. Sei lá. Dentro de um contexto de luta por igualdade social e direito à diferença, sinto que algo cheira mal nessa história. Às vezes me parece que as mulheres têm uma propensão maior à adequação e seguimento das normas sociais. Não posso comprovar nada disso, claro. Não sinto cheiro de uma grande revolução rumo à igualdade entre o sexos. Até onde eu sei, em boa parte dos casos, a mulher ainda ganha menos que o homem em um mesmo emprego e, sob o peso de uma tradição, precisaria cuidar da educação dos filhos, embora hoje isso tome caráter diferente, com o possível crescimento da figura paterna. Ah, sei lá. Esse assunto é um saco. Simplesmente não sei por que acham tão maravilhoso conseguir fazer tantas coisas e ser tão úteis à sociedade, consumindo tanto, produzindo tanto, se auto-afirmando tanto. Não quero dar um argumento racional agora. Simplesmente me enche o saco esse negócio de dizer que um sexo é superior. Principalmente quando me sai de uma boca orgulhosa por seguir perfeitamente as normas, trabalhar dobrado pra ganhar menos e ter que ter, e ter, e ter, e ser; por ser tão acrítica e não conseguir me responder por que ela achava que ser bonita significa ser aquilo que ela vê na revista ou vê nas amigas. Se há um gênio mau, uma coisa perversa, seja o capitalismo ou coisa parecida, creio que é esse o tipo de futilidade que ele espera de nós: o narcisismo, o culto a nós mesmos, seres belos de uma beleza que não é. E os meus ideais de direito à diferença e à igualdade de condições entre homens e mulheres facilmente se transforma em chateação. Espero que as feministas de hoje não sejam como essas pseudos que eu encontro nas esquinas de bares e em festas populares. Perdão pela generalização. Por favor, alguém que me diga que existem pessoas preocupadas com a real igualdade e direito à diferença entre homens e mulheres:

9 comentários:

T. Alvez disse...

hm, eu já falei tanto isso contigo no msn que agora na hora de postar tá difícil, mas é basicamente aquela coisa né? feminismo foi uma forma de protesto que não funcionou 100% e essa coisa de x querer ser superior a y não tá com nada, vira pó que nem os sutiãs queimados em praça pública ¬¬

seria bem mais interessante quando as coisas ficam igualitárias ou pelo menos contemplar as peculiaridades que cabem a si...


hm, é isso, acabei falando até muito, oh =P

:*

asadebaratatorta disse...

É, Thainah. Sou grato pela sua existência. =D

Eu fico morrendo de vontade de xingar essas coisas. Sei que um monte de gente vai ficar puta da vida com o texto aí, mas, fazer o q? =P honestamente, não tô aqui pra agradar ninguém. Quem quiser continuar vivendo a mesma vidinha de sempre, à vontade.

A madrugada foi ótima, thainah. =)
E sou grato por ter ouvido mais os xingamentos que o resto das pessoas^^
;******

Anônimo disse...

Ooops! A fim de manter o clima de simpatia e cordialidade que reina por aqui, acho que vou me abster de comentar. Mas juro que me dá uma vontade danada de fazer uso do sarcasmo Pat Robertson, só pra ver se vocês desestabilizam os significados instituídos do que é feminismo:

"feminismo é um movimento político socialista e anti-família que encoraja as mulheres a abandonar seus maridos, matar seus filhos, praticar bruxaria, destruir o capitalismo e tornarem-se lésbicas".

Só resisto porque pode ser que alguém me interprete mal.

E aproveito para te dar uma má notícia, Raphael. Bem, er... com essas idéias de igualdade, você está me saindo um grande... feminista! Mas fique frio: dada sua posição de gênero, o pior que pode lhe acontecer é você começar a praticar bruxaria...

Grande abraço!

Unknown disse...

Igualdade?!?!?!? Onde ela ta???? =p
É “engraçado”, mas ainda não consigo compreender o pq dessas discussões, e tentativas de se colocar num lugar superior em relação a alguém.
Pq nós seres humanos sentimos tanto a necessidade de “acreditarmos” que somos melhor ou superiores que o outro.
Do que vai nos adiantar, de mim enquanto mulher dizer que sou melhor e mais eficaz?!?!?Brigas de gênero, idiotas que não levam a lugar nenhum!

Bjos, braços e abraçosss!!!
=******

asadebaratatorta disse...

=)

Anônimo disse...

Como você vê, Raphael, o sarcasmo e a ironia não são formas políticas necessariamente eficazes. Embora ultimamente esteja mais para o discurso da loucura e da ironia do que da racionalidade e seriedade, postei algo sério e isento de ambiguidades lá no cazzo. Se tudo continuar na mesma em relação ao seu sentido de self, pelo menos posso dizer que consegui dar umas boas risadas de mim mesma.

Abraço

asadebaratatorta disse...

"don't take offense of my innunedo.."

Ninguém falou do vídeo. ^^'

T. Alvez disse...

eu já falei, por msn. =P

Tamires disse...

hahaha
nem comentarei sobre o video pq minha net eh uma bosta =p num deu pra ver =/
mas enfim...
eu acho um saco essa historia de feminismo
acho que todos os seres da face da terra tem suas peculiaridades
entao pq generalizar??
homens e mulheres SÃO diferentes!
falar de igualdade entre os sexos, soh cabe se falarmos no mesmo sentido de igualdade entre as raças: respeito as diferenças!!!!!!!
e essa historia de mulher ainda ganhar menos doq homem eh um absurdo! cada um deveria ganhar de acordo com suas competências (ponto)
[eu achoq falei demais =p]