sexta-feira, 13 de julho de 2007

Medo e Democracia

"Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas." - Drummond de Andrade

Ontem, ao entrar no ônibus que me levaria da universidade para casa, percebi algo singular: havia alguns torcedores de futebol; pessoas com uma aparência "suja", um linguajar "de favela" e uma postura que intimidaria boa parte dos "intelectualistas rococó" que frequentam universidades país a fora. Os torcedores, negros e "pardos", gritavam, "tiravam onda", com as pessoas que passavam na rua. Eu passei e me sentei entre eles, atrás do ônibus. Alguns deles disseram "boa noite, legal." O que posso dizer do resto ds pessoas que entraram comigo na parada é que elas se amontoaram na parte da frente do ônibus, antes da catraca. O que eles tinham de comum; o casal de namorados, os homens fortes, as senhoras: medo. Ao perceberem tal acúmulo de passageiros na parte designada a deficientes físicos, os torcedores aumentaram o tom das brincadeiras. Enquanto o cobrador conversava com uma garota, eles "zoavam" :" tá namorando, cobrador?" Uma senhora pediu parada e disse que ia descer de qualquer jeito. Não deu explicação ao motorista e sequer deu ouvidos ao cobrador, que disse-lhe :"os meninos são limpeza." Enfim, quando todos os torcedores desceram, aquele bolo de gente pagou e passou pela catraca. Alguns conhecidos perguntaram-me: "como vc teve coragem?". Outro, um quee stava com a namorada, enfatizou que é melhor ter cautela com esse tipo de gente. A namorada disse-me: "se você uma vez quase se afoga no mar, e percebe que hoje o mar está revolto, você vai entrar no mar?" Ambos negaram quando o que eu disse que eles sentiram foi medo. O cobrador disse "Sim" quando eu perguntei se os torcedores pagaram a passagem do ônibus. Curioso.


Hoje, ao perceber o trânsito lento que havia no bairro ipsep, o motorista do ôbinus, aparentemente cansado, quis cortar caminho para chegar mais rápido no terminal. Perguntou aos passageiros:"alguém vai descer no ipsep?" . Ninguém respondeu, e quandp ele estava quase passando da entrada, dois ou três se manifestaram:" vai descer no ipsep!". Se ninguém fosse descer no ipsep, eu poderia me sentir feliz de chegarem casa mais rápido, caso eu não me colocasse na pele das pessoas que estariam esperando aquele ônibus no bairro. de fato, subiram 10 pessoas ao longo do ipsep. O que aconteceria a essas pessoas, ou melhor, quantos minutos elas esperariam até outro ônibus passar? "democracia? alô?"

10 comentários:

Tami disse...

è altamentente comum essas cenas ne?
rsrss
Adorei a idéia do blog tio ^^ tava faltando, vindo de sua essencia critica! procurarei ser uma leitora assidua ;)
=*

Anônimo disse...

ah ..
mas o ódio existe
e como existe =p

Anônimo disse...

acho que terei flores amarelas e medrosas no meu tumulo... ^^''' num sei, acho q já virou 'modo de vida'... as pessoas são assim mesmo, q nem macacos num experimento na gaiola... -.-' como? assim:
tinham uns macacos na gaiola, e um cacho de bananas pendurado e uma escada... só q kda vez q um macaco tentava subir pra pegar a banana, os macacos de baixo levavam um banho de agua fria! depois de um tempo, os macacos de baixo batiam no macaco q tentasse subir, até q pararam de dar o banho e pá... mas mesmo assim eles continuavam batendo. Só q começaram a trocar os macacos... 1 por vez e o novato sempre tentava subir... e sempre apanhava... até q qd trocaram todos, o macaco q chegasse junto da escada apanhava... e ele provavelmente nem sabia pq... -.-''

E os humanos são iguaizinhos... alg disse q 'negros/pardos/pobres/sujos' são perigosos, ladrões, sei lá... e ai ng vai junto pra ver pq 'a gente aprende com o erro dos outros'... ou se condiciona mesmo, q nem macaco... u.u bleh... xega de pensar...! XD

q bom q c tem um blog! =*****

asadebaratatorta disse...

obrigado, tami ;D é bom saber que algumas pessoas não vêem a crítica com maus olhos;D a crítica não é a afirmação do mal, mas sim a sua negação enquanto mal.^^ ficarei mais feliz se vc ler mesmo^^
;*

asadebaratatorta disse...

que bela contribuição, mamá! ;D adorei ^^ ;*

prussiana disse...

sozinha, eu seria mais uma lá na frente. dá próxima vez eu me junto aos torcedores do atlético! \o/

Andréa disse...

Acho q tb ficaria na frente... é horrível reconhecer isso, mas tenho medo! muito medo, sim!

Espero ler muitos outros textos seus! São muito bons!!!!

Beijos!

asadebaratatorta disse...

obrigado, amiga ;D espero que vc reative o seu tb! assim que eu aprender a "linkar", vai ficar mais fácil ^^

;*

Unknown disse...

u.u

sim, sim... medo, todos temos... no meu caso n pela cor da pele, mas eu tenho medo de torcedores de futebol em geral... homens competitivos ficam agressivos q nem notam... rsss e de baratas... vc bem q podia mudar o nome do blog... baratas me dao arrepios! >.<

Bonitinhu! ^^ c escreve bem, amarelo!
:**********

Anônimo disse...

Eu acredito que o medo é advindo de um mal cometido várias vezes.... ou um mal descrito várias vezes.... visto várias vezes.... o medo é o que pouquíssimas vezes nos leva a ter coragem... e muitas vezes nos leva a viver com menos intensidade os dias bons.....
"Naanu"