quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Arco...

Era um arco-íris o que ele via. Quando a chuva, já calma, cessava entre a terra e as árvores do caminho, as cores reluziam logo adiante, aos pés de uma colina. Caminhou em direção ao colorido contraste das luzes com o verde da mata, o cinza da neblina e o azul-claro do céu. Uma explosão de vida. Ele devia mesmo sentir inveja do arco-íris. Não queria apenas possuí-lo, tê-lo em suas mãos; não bastava a posse: era preciso sê-lo. Seguiu os restos dos pingos de chuva pela terra amarela e batida, lhe sendo reveladas as mais belas paisagens. E lá estava ele: bem próximo à brilhante muralha prismática que, espantosamente, parecia brotar do chão para as nuvens. Gostaria de dizer algo a ele, mas não pude. Eu não era nada além do vento que sopra. Soprei, mas ele insistiu. Fascinado com a parede ofuscante a sua frente, deu dois passou, estendeu o braço direito e ousou tocar a beleza. tocou-lhe e, de súbito, sentiu um choque em sua mão; seu corpo inteiro tremia e seus cabelos negros perderam levemente a cor: estavam cinzentos como a neblina. Gritou. Não pôde ver a diferença em seus cabelos, mas percebeu, na parte interna dos seus antebraços, seu sangue em tom de verde-floresta. O verde pulsava e seu corpo tremia. A dor percorria todo o seu corpo e logo ele sentiu uma sede tremenda. Desidratou. Pediu perdão ao arco-íris, mas já era tarde para voltar atrás. Gostaria de dizer-lhe algo, mas ele não poderia me ouvir. Gostaria de dizer que seus olhos reluziam nas cores daquele imenso arco-íris. Ele agonizou por mais alguns segundos, sentindo a carne do seu corpo secar e os cabelos cair. Estava quase pronto: já não desfrutava de movimentos humanos, mas seu corpo ondulava e reluzia as sete cores vagarosamente: estava transmutando em outro tipo de existência. Eis que o aro-íris, imponente, levanta vôo atrás das nuvens e, de dentro do corpo daquele homem, sáiram apenas a sede de chuva, a vontade de ser um corpo brilhante e a essência indefinida de sua alma. Todo o resto morreu: alimentou a terra faminta. Logo, a mistura do que restou entrou no arco-íris em forma de vívidas cores que o deixaram ainda mais belo. E então, seguindo a sede de sua natureza, o arco-íris voou entre as colinas em busca da próxima chuva. Não sei o que restou do homem enquanto consciência de si mesmo. Nem se, depois de tanto sofrimento, ele finalmente encontrou o que faltava no fundo de seu espírito. Gostaria de dizer algo àquele homem. Talvez agora ele me ouvisse. Tornando-se o arco-íris, ele não poderia desfrutar daquela visão de antes - a visão humana. Ele perderia o vislumbre da magnitude do mundo. Porém, além da perceptível dor, não sei ao certo o que aquele homem sentiu. De certo que, como eu, ele não está mais dentro e fora do ciclo ao mesmo tempo. Agora, ele está apenas dentro. E eu nunca irei saber como ele se sentiu antes de voltar à eternidade da sua existência: um magnífico arco-íris de sonhos, desejos e nada mais.






Este conto foi inspirado na obra Mushishi.

28 comentários:

Anônimo disse...

Será que o arco-iris gostaria de virar homem? Como seria?

Com certeza deve ser mais fácil ser arco-iris ^^

asadebaratatorta disse...

hehe... acho que tbm acho isso. hahaaha

Leila Soriano disse...

singelo
^^

Cuidar do Ser - Terapias Holísticas Integradas disse...

: )
Hum... Apos realizar tres respirações profundas, o ser ruivo que escreve neste momento reflete sobre a possibilidade do trecho lido ser um certo final da agonia do ser que encontrou o arco-iris... Será que ele encontrou seu nirvana? O seu caminho da iluminação? Palavras simbólicas ou não? Qual será a próxima página? Haverá uma próxima página? Ou será uma ilusão? Ilusão dentro das ilusões do ser em agonia...O que será? O que é?
: )
Por fim, o ser ruivo sorri... e pensa em voz alta:"mesmo com a dor da transformação, percebo que este trecho é um sinal de um sentimento bom e de tranquilidade"...

Abraço no coração!!; )

asadebaratatorta disse...

grande homi! ;D

Marcolino disse...

Soou como um conto de Stepen King.. ;D

Acho que essa seria só mais uma experiência na vida desse ser, antes homem, agora arco-íris. Nem final, nem começo... Continuação...

Mas não sou arco-íris, não saberia dizer que tipo de experiência o aguarda...

Acredito só que ele talvez esteja melhor agora. Virou energia mais pura, subiu ao infinito, expandiu-se...

Quem sabe todos não viremos arco-íris um dia...?

Até lá, teremos sempre essas cascata de cores caindo do céu para nos inspirar e ajudar a sonhar...

asadebaratatorta disse...

é, lÊ essa última frase sua de novo.
Nós temos o arco-íris como tudo isso que vc falou graças a nossa percepção dele. E, se o homem fosse o arco-iris, talvez ele não percebesse o arco-iris em contraste com a natureza. É como observar pessoas dançando e dançar: é diferente. Eu realmente não saberia o que fazer. ;*

Anônimo disse...

Gosto de pensar que a sensação que ele teve não foi de dor..e sim de alegria..ao saber que iria contribuir c/ a beleza do mundo..
:)

bjinhu

Carol

Marcolino disse...

Diferente, justamente.

Eu acho que o fato de não vermos o arco-íris como ele se vê, nem vice-versa, é só mais um indício de que são duas experiências distintas.

Se eu não danço, vejo pessoas dançando de uma certa forma. Já se for eu quem está dançando, verei a situação com outros olhos, porque é outra situação.

Caso tenha dado esta impressão, acreito sim que a situação "pessoas dançando" é diferente se uma dessas pessoas for eu.

A mesma coisa com o seu moço que virou arco-íris.

Quando ele via o arco-íris, era uma coisa. Quando ele se tornou o arco-íris, passou a ser outra coisa.

Ainda acho que seja só mais uma experiência na vida do seu moço.

Experiência pela qual acredito que todos possamos (ou quisá devamos) passar, eventualmente, em nossa existência.

^.^'

prussiana disse...

eu não entendi... 8)

Marcolino disse...

=P

Anônimo disse...

Amore, tem o q falar nao!!!!
Simplsmente uma das melhores coisas q eu já li tua! Puta merda! tu é o cara! Te amo
xeru ;)
Naanu

Girabela disse...

gostei do texto e da "aula" sobre mushishi. os demais comentários já foram devidamente discutidos, acredito.
;D

asadebaratatorta disse...

heaiuhaeiuhaaehhae
Chata!!! =P

Cuidar do Ser - Terapias Holísticas Integradas disse...

Este enigma sobre observar e ser/fazer é complexo, num é.

Acho que pode ser equivalente a estudar uma cultura diferente. Observar esta cultura e vivenciá-la podem trazer concepções diferentes.
É complicado, porque acho que so são ponto de vistas diferentes, acho que não existe O certo. Quem dança, por exemplo, pode não perceber algo ao redor, no qual o observador capta. Porém, será que é importante para quem dança observar ao redor. E virce-versa.
Ser arco-iris e ser humano terminam sendo referencias de um ponto de vista. Referenciais bem complexos, porque o que é ser humano e arco-iris...???

So pra colocar mais lenha na fogueira, lembro das conversas de gênero. Por mais que um homem entenda uma mulher ou até mesmo fazendo cirurgia de mudança de sexo, acho que ainda não compreenderá o que é ser mulher. E virce versa.

Meus Tico e tecos estão com muito sono pra continuar esta reflexão! Passo a bola pra quem se interessar...

Abração a todas e todos!!

asadebaratatorta disse...

Falou o nosso psicólogo! ^^ Acho que é bem por aí mesmo... O texto.
;*

E vc não é chata, gabi... é um porre!!!!
ehaiuehaihaeiahehie

mas eu gosto de vc. ^^ ;*

C. disse...

"(...)Realmente, quando se observa a vida no seu crisol de dor e de prazeres, não é possível cobrir o rosto com uma máscara de vidro nem impedir que os vapores sulfurosos nos ofusquem o cérebro e nos turvem a imaginação com fantasias monstruosas e sonhos disformes. Há venenos tão sutis que, para os conhecer, cumpre experimentá-los. Há males tão estranhos que, pra lhes entender a natureza, é preciso contraí-los. Ainda assim, que grande recompensa recebe o observador! Em que maravilha se torna o mundo aos seus olhos! Notar a lógica singular e inflexível da paixão, a vida colorida e emotiva da inteligência...verificar onde se cruzam e onde se apartam, que delícia! Que importava o custo? Não há preço demasiado alto para semelhante sensação. (...)"
Lorde Henry - O retrato de Dorian Gray

asadebaratatorta disse...

=P

asadebaratatorta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
#MahWrites disse...

olhe, pois bem não sei. acho que a forma como tudo é visto vem das experiencias internas e talz e pá... olhando por esse prisma, egoista. foi o que pensei. sim egoista. ele não se contentou em olhá-lo, quis tbm sê-lo. o problema do homem pra mim as vezes é isso... querer ser além do que pode. Se daí o que acontece depois que ele pode 'ser', eu já nem imagino... pq nunca fui... se foi bom ou foi ruim, se é ou não é, eu não sei, pq não passei por isso... mas imagino q bem no fundo talvez tivesse rolado aquele arrependimento... como dizem que suicida tem no ultimo milesimo de segundo depois que pula, sabe?! arrependimento de não ser mais humano e não poder apreciar de fora tudo aquilo que é o arco iris... ^^

nyaaa eu tô com sono e num li o comentario de ng [só o 1º do ruivo, eu axo]... por isso talvez o meu comentario esteja desconexo do resto... mas bem... é isso... ^^ bjitus.

T. Alvez disse...

muito bonito, muito mesmo.
hoje tô meio monossilábica mas posso dizer que captei o espírito da coisa.
hoje é um dia bastante contemplativo.

ah e seu desenho está a caminho
=*

Anônimo disse...

Eu num sei se fiquei feliz ou triste com o "final" do homem...

Eu como "Homem fêmea" jamais ousaria tamanha pretençao de me fundir a algo tão perfeito... Prefiro ser torta e continuar mirando essas maravilhas...

Mas entendo o desejo dele... Desejo de se tornar algo tão sublime... Entendo mas n desejo o mesmo...
:)
como eu disse... prefiro ser torta, ser humana, ser errada, tem mais sabor (creio)...

Mas ainda n sei se fico feliz ou triste... certa pena dele pois ja não pode mais deslumbrar-se diante da visão de algo tao pefeito... E por outro lado ele chegou ao fim realizando seu desejo...
MAs diante do arrependimento dele e desejo de pedir perdão no final, acho que a pena vence... Acho q ele não se foi de fato realizado...

Pera q eu me embananei toda...
xP
Ta bom... quero pensar mais sobre a as felicidades e realizaçoes dele n... Ele nem vai estar aqui pra me responder nada sobre isso... ou vai...

:******

asadebaratatorta disse...

Adorei as impressões de vcs!

#MahWrites disse...

essa coisa de pontos de vista é bem interessante... xD e tu fica ai vendo onde elas se juntam e se separam... seu causador de pensamentos nas cabeças alheias!!! =*

asadebaratatorta disse...

Se eu ajudo as pessoas como um causador de pensamentos, poucas coisas nessa vida me fariam tão feliz =D

ana disse...

"um magnífico arco-íris de sonhos, desejos e nada mais."
feliz ler isso ;)

Anônimo disse...

Hum, este texto é louco mesmo xDDD
Sim, sim... o desprendimento da realidade e ao mesmo tempo uma pequena noção da " opinião filosófica ".
Eu ainda não compreendi a ideia principal, a essencia do texto. Mas sei que se não abrir a cabeça, o contéudo não entra xD

asadebaratatorta disse...

^^
fatalmente ;D